Escola e paradigmas de gestão
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.366Palavras-chave:
Administração escolar. Mudança de paradigma. Paradigmas de gestão.Resumo
O texto trata da transição paradigmática, em curso, na fundamentação da teoria da administração escolar. O paradigma da administração empresarial que, até meados da década de 80, era dominante como referência para os estudos da gestão escolar sofre, desde então, a competição de idéias segundo as quais a especificidade da escola requer uma teoria administrativa construída com fundamento na natureza do processo de produção pedagógico escolar. As contribuições para a consolidação do novo paradigma têm origem em pesquisas com orientação crítica em face do modelo de organização burocrática da escola. O objetivo do texto é introduzir essa questão de fundo da temática da teoria da administração escolar sem a pretensão de esgotá-la.Downloads
Downloads
Publicado
10.01.2008
Como Citar
RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de gestão. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 25–42, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i1.366. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/366. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
Visualizações
- Resumo 3041
- PDF 2315