Desafios da avaliação continuada em um curso de engenharia

Autores

  • João Batista Camargo Junior Escola Politécnica da USP
  • Jorge Rady de Almeida Junior Escola Politécnica da USP
  • Paulo Sérgio Cugnasca Escola Politécnica da USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.3679

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Considerando as técnicas de aprendizagem mais recentemente aplicadas, vem à tona o tema de qual é a melhor forma de avaliação dos alunos em uma determinada disciplina. Essas técnicas de aprendizagem têm como escopo propiciar um melhor aproveitamento dos alunos, considerando um processo que conte com realimentação contínua, ou seja, sem a aplicação do conceito de provas intermediária e final. Dessa forma, este artigo contém uma breve descrição dos principais métodos de avaliação continuada atualmente postos em prática, seguido pela compilação de uma consulta feita aos alunos após o término de uma disciplina de graduação, que tenha contemplado a técnica da avaliação continuada. Esses resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário distribuído no último dia de aula.

Downloads

Biografia do Autor

João Batista Camargo Junior, Escola Politécnica da USP

Professor Livre Docente do Depto de Eng. de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP

Jorge Rady de Almeida Junior, Escola Politécnica da USP

Professor Livre Docente do Depto de Eng. de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP

Paulo Sérgio Cugnasca, Escola Politécnica da USP

Professor Doutor do Depto de Eng. de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP

Downloads

Publicado

13.01.2015

Como Citar

CAMARGO JUNIOR, João Batista; ALMEIDA JUNIOR, Jorge Rady de; CUGNASCA, Paulo Sérgio. Desafios da avaliação continuada em um curso de engenharia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 215–232, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.3679. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3679. Acesso em: 24 maio. 2025.
Visualizações
  • Resumo 284
  • PDF 316