Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva

Autores

  • Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Paula de Holanda Lima Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.369

Palavras-chave:

Educação básica. Educação especial. Educação inclusiva. Formação de professores.

Resumo

Discussões acerca da necessidade de redimensionar a escola básica para torná-la um espaço inclusivo são realizadas e as pesquisas sobre formação de professores aptos a colaborar na (re)construção dessa escola tornam-se relevantes. O professor de Educação Especial poderia ser considerado o profissional que, devido a sua experiência e formação, desempenharia um importante papel na construção de espaços escolares inclusivos. Trata-se de reconhecer aspectos, tais como a competência técnica e o compromisso político dos professores, associados a condições mínimas de execução de um projeto de escola que dê conta das diversidades presentes na sociedade brasileira. Este artigo – resultado de uma pesquisa tipo survey – traçou um perfil dos professores que atuavam em escolas especiais na cidade de Fortaleza – CE, por meio de 15 entrevistas com esses atores. Os dados foram organizados com uso da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os professores enfatizaram a inviabilidade objetiva da consecução de práticas inclusivas na escola básica, o que subliminarmente pode indicar uma negação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Estudos dessa natureza podem auxiliar nas alternativas de formação dos professores com vistas à construção da escola básica inclusiva.

Downloads

Biografia do Autor

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação Especial – Universidade Federal de São Carlos; Doutoranda em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará; Professora – Universidade Estadual do Ceará – Centro de Educação

Ana Paula de Holanda Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Pedagoga – Universidade Estadual do Ceará; Professora do Ensino Fundamental; Bolsista de Iniciação Científica – Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

10.01.2008

Como Citar

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; LIMA, Ana Paula de Holanda. Perfil de professores de educação especial: dilemas e desafios na construção da educação básica inclusiva. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 85–98, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i1.369. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/369. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Visualizações
  • Resumo 337
  • PDF 280