A construção da cultura inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora

Autores

  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lucinéia Jesus Nascimento UFRB

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3841

Palavras-chave:

gestão escolar - cultura inclusiva - inclusão de pessoas com necessidades especiais

Resumo

A inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais especiais tem sido um desafio para a escola brasileira. De modo geral, os docentes têm sido desafiados a rever suas práticas sem que outros atores da escola sintam-se igualmente comprometidos com o processo da inclusão. Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação colaborativa que envolveu docentes e discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a equipe gestora de uma escola de ensino fundamental do município de Amargosa-BA. Esta pesquisa contou com o apoio da FAPESB e buscou colaborar para a construção de uma cultura inclusiva que favorecesse a inclusão de pessoas com deficiência na escola parceira. Os resultados apontam para a equipe gestora como articuladora na construção da cultura inclusiva na escola, através do desenvolvimento de ações de apoio às práticas pedagógicas inclusivas, estabelecimento de redes de apoio à inclusão e desenvolvimento de ações educativas que envolvam a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunto III da UFRB no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas na área de Educação.

Lucinéia Jesus Nascimento, UFRB

Licenciada em Pedagogia pela UFRB, atuou na pesquisa como bolsista PIBIC

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Publicado

18.12.2015

Como Citar

PIMENTEL, Susana Couto; NASCIMENTO, Lucinéia Jesus. A construção da cultura inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 101–114, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.3841. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3841. Acesso em: 13 nov. 2024.