n. 39: Filosofia e formação humana na educação básica

(jan./abr. 2016)

 
Publicado: 22.06.2016

Editorial

  • Filosofia e formação humana na educação básica

    Carlos Bauer, Antonio Joaquim Severino
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6283

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica

  • A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores

    Terezinha Azerêdo Rios
    17-28
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023
  • Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia

    Flávio Carvalho
    29-39
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6182
  • Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências

    Dalton José Alves
    41-53
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6183
  • Filosofia e criação na escola: entre estrato e linha de fuga

    Jair Miranda de Paiva
    55-70
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6191
  • Da tradição filosófico-pedagógica aos caminhos da prática filosófica no ensino médio como experiência do pensar: ensinar filosofia ou filosofar?

    Conceição G. Nóbrega Lima de Salles
    71-84
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6003

Artigos

  • Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil

    Marcelo Pupim Gozzi, Vani Moreira Kenski
    87-100
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3579
  • A construção da cultura inclusiva na escola regular: uma ação articulada pela equipe gestora

    Susana Couto Pimentel, Lucinéia Jesus Nascimento
    101-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3841
  • Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos

    Andreza Maria de Lima, Maria Jaqueline Paes de Carvalho, Luciana Oliveira Freitas Monteiro
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.4725
  • As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva

    Damiana de Matos Costa França, Nalú Farenzena
    131-146
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5257
  • Montaigne: A educação sob perspectiva do cepticismo intelectual e do estoicismo moral no Renascimento

    Gustavo Araújo Batista
    147-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5289
  • Plano Nacional de Educação e qualidade de ensino: considerações sobre a autoeficácia dos agentes escolares

    Miguel Henrique Russo, Roberta Gurgel Azzi
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5547

Resenhas

  • Dialética radical do Brasil Negro, de Clóvis Moura

    Neide Cristina da Silva
    187-190
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5869

Revista Completa

  • Eccos n.39

    1-198
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6568