Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia

Autores

  • Flávio Carvalho Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6182

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, formação de professores, cartografia.

Resumo

Este texto resulta de uma investigação em desenvolvimento acerca do professor de Filosofia no Ensino Médio, abordando sua formação e sua atuação na educação de jovens estudantes. Aqui apresentamos um diagnóstico construído na primeira fase da investigação, no qual indicamos os principais problemas vinculados ao ensino de Filosofia e ao seu ator pedagógico, o professor. Na segunda fase da investigação, ainda em construção, sob a orientação da metodologia da cartografia, passaremos à investigação de como as relações entre este ator e os outros atores pedagógicos se constroem, como e quais discursos e dispositivos são elaborados e, por fim, como podemos pensar e executar intervenções alternativas que estimulem a educação filosófica.

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Biografia do Autor

Flávio Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande; Coordenador de área do PIBID de Filosofia da UFCG; Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Filosofia UFCG/CNPq.

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Publicado

21.01.2016

Como Citar

CARVALHO, Flávio. Cartografias e a formação de professores: o papel filosófico-pedagógico dos professores de Filosofia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 29–39, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n39.6182. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6182. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica