As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5257Palavras-chave:
políticas públicas de educação, política de educação básica do campo, abordagem cognitiva das políticas públicas.Resumo
O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.Downloads
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Publicado
18.12.2015
Como Citar
FRANÇA, Damiana de Matos Costa; FARENZENA, Nalú. As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 131–146, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.5257. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5257. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos