As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva

Autores

  • Damiana de Matos Costa França Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
  • Nalú Farenzena Universidades Federal do Rio Grande Do Sul UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.5257

Palavras-chave:

políticas públicas de educação, política de educação básica do campo, abordagem cognitiva das políticas públicas.

Resumo

O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política educacional brasileira. No que diz respeito à política educacional, são destacados marcos da educação básica do campo, em substituição à educação para a população do meio rural. São apresentados conceitos e elementos metodológicos da abordagem cognitiva, a qual se caracteriza pela ênfase no papel que as ideias, os conhecimentos e as representações dos atores desempenham na construção das policies. Dentre várias possibilidades, a compreensão da educação básica do campo como significação que reúne conteúdos normativos e cognitivos é o contributo sublinhado.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damiana de Matos Costa França, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) na linha Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas de educação básica e formação de professores.

Nalú Farenzena, Universidades Federal do Rio Grande Do Sul UFRGS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). Realizou estágio de pós doutorado junto ao Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE - Paris), em 2009. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editora associada da Revista Educação&Realidade e editora da Revista Políticas Educativas - Poled, do NEPI/AUGM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação básica, financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; controle púbico das ações educacionais, legislação da educação, administração da educação e gestão da educação. 

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

FRANÇA, Damiana de Matos Costa; FARENZENA, Nalú. As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo: um olhar a partir da abordagem cognitiva. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 131–146, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.5257. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5257. Acesso em: 20 set. 2024.