Da tradição filosófico-pedagógica aos caminhos da prática filosófica no ensino médio como experiência do pensar: ensinar filosofia ou filosofar?

Autores

  • Conceição G. Nóbrega Lima de Salles Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6003

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino. Pensar. Experiência. Alunos

Resumo

Como campo dos saberes da formação humana não é de hoje que a presença da filosofia nos currículos escolares no Brasil constitui objeto de problematização. O presente artigo privilegia como objeto específico de análise a prática da filosofia no ensino médio. Perguntamo-nos como a filosofia vem sendo experienciada nos anos finais da educação básica. De forma mais ampla: o que significa “pensar” nessa experiência que associa filosofia e seu ensino? Para tanto, revisitamos algumas concepções dominantes do ensino da filosofia e seus desdobramentos. Na seqüência indicamos alguns traços de uma possibilidade filosófica que, diferentemente do ensino tradicional da filosofia, possibilita a experiência do pensar filosófico, na qual o que mais se ensina e se aprende não é o conteúdo ou uma competência, mas uma relação com o que se pretende ensinar e aprender, reforçando no aluno a abertura, a vontade de experimentar coisas novas, inclusive, no pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição G. Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em educação – UFPE-PE. Professora da Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste/CAA, Caruaru (PE)

Downloads

Publicado

13.01.2016

Como Citar

LIMA DE SALLES, Conceição G. Nóbrega. Da tradição filosófico-pedagógica aos caminhos da prática filosófica no ensino médio como experiência do pensar: ensinar filosofia ou filosofar?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 71–84, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n39.6003. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6003. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica