Da tradição filosófico-pedagógica aos caminhos da prática filosófica no ensino médio como experiência do pensar: ensinar filosofia ou filosofar?

Auteurs

  • Conceição G. Nóbrega Lima de Salles Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6003

Mots-clés :

Filosofia. Ensino. Pensar. Experiência. Alunos

Résumé

Como campo dos saberes da formação humana não é de hoje que a presença da filosofia nos currículos escolares no Brasil constitui objeto de problematização. O presente artigo privilegia como objeto específico de análise a prática da filosofia no ensino médio. Perguntamo-nos como a filosofia vem sendo experienciada nos anos finais da educação básica. De forma mais ampla: o que significa “pensar” nessa experiência que associa filosofia e seu ensino? Para tanto, revisitamos algumas concepções dominantes do ensino da filosofia e seus desdobramentos. Na seqüência indicamos alguns traços de uma possibilidade filosófica que, diferentemente do ensino tradicional da filosofia, possibilita a experiência do pensar filosófico, na qual o que mais se ensina e se aprende não é o conteúdo ou uma competência, mas uma relação com o que se pretende ensinar e aprender, reforçando no aluno a abertura, a vontade de experimentar coisas novas, inclusive, no pensamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Conceição G. Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em educação – UFPE-PE. Professora da Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste/CAA, Caruaru (PE)

Téléchargements

Publiée

2016-01-13

Comment citer

LIMA DE SALLES, Conceição G. Nóbrega. Da tradição filosófico-pedagógica aos caminhos da prática filosófica no ensino médio como experiência do pensar: ensinar filosofia ou filosofar?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 71–84, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n39.6003. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6003. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica