Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil

Autores

  • Marcelo Pupim Gozzi Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Vani Moreira Kenski UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.3579

Palavras-chave:

pós-graduação, especialização, educação online, educação continuada

Resumo

No início da implementação da pós-graduação no Brasil, decidiam continuar seu processo de educação em nível superior aqueles que se interessavam pela área acadêmica, que desejavam se tornar pesquisadores e professores universitários. Eles procuravam a pós-graduação em nível stricto sensu e, assim, concretizavam sua formação como mestres e doutores. Hoje, a formação profissional jamais se encerra com a conclusão de um curso de graduação. Ela necessita de um processo permanente de atualização. Esse contexto tem fomentado a demanda por cursos de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu. Mediante o crescimento da oferta destes cursos, esse artigo vem discutir o contexto dos cursos de especialização no Brasil, especialmente aqueles ofertados na modalidade a distância online. Foi possível perceber que, por um lado, os profissionais estão percebendo a necessidade de formação continuada e encontram na EaD as facilidades e vantagens relativas à flexibilidade espaço-temporal; por outro lado, essa expansão exige que mais professores estejam capacitados para atuar nesses cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pupim Gozzi, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Carcelo Pupim Gozzi Coordenador de Pós-Graduação | Educação Continuada Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Vani Moreira Kenski, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia e Geografia. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) e Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras.

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

GOZZI, Marcelo Pupim; KENSKI, Vani Moreira. Cursos online de especialização na estrutura da pós-graduação no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 87–100, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.3579. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3579. Acesso em: 18 abr. 2024.