Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos

Autores

  • Andreza Maria de Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Jaqueline Paes de Carvalho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Luciana Oliveira Freitas Monteiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.4725

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Pesquisas.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre currículo na Educação Infantil nos anais da ANPEd nos últimos dez anos.  Constituíram-se material de base os trabalhos do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos - e do GT12 – Currículo, disponíveis no sitio eletrônico da Associação. Após o mapeamento, realizamos a análise orientando-nos por um roteiro para identificar o ciclo da pesquisa. Localizamos cinco estudos. Esse resultado apontou a necessidade de pesquisas sobre currículo na Educação Infantil. A análise desses trabalhos evidenciou a ausência de discussão teórica sistematizada sobre currículo, embora a maioria sinalize a concepção de currículo adotada. Em relação à metodologia, dois estudos não indicaram os procedimentos de coleta/produção e análise utilizados. Nossos achados indicam para os pesquisadores a importância desses estruturantes na escrita dos artigos. Salientamos a necessidade de investigar outros GTs para uma visão mais consistente dessa produção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria de Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Pedagogia (2006) e Mestrado em Educação (2009) pela mesma universidade. Atualmente é professora substituta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE. Integra o Grupo de Pesquisa "Representações Sociais e Educação" na UFPE. Compõe, também, o Grupo de Pesquisa "Psicologia, Educação e Trabalho" no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e representações sociais.

Maria Jaqueline Paes de Carvalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em educação pelo programa de pós graduação em educação da UFPE, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE). Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE). Atuou como professora de pedagogia na Faculdade Frassinetti do Recife; Como Coordenadora da CPAC (Comissão Permanente de Avaliação e Currículo) e Assessora Pedagógica da Gerência de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e como Formadora do Centro de Estudo em Educação e Linguagem- CEEL- UFPE. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brincadeira, Ludicidade, Expressão Corporal, Alfabetização, Creches, Formação do Professor de Educação Infantil e Alfabetização.

Luciana Oliveira Freitas Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, representações sociais e estudantes.

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

LIMA, Andreza Maria de; CARVALHO, Maria Jaqueline Paes de; MONTEIRO, Luciana Oliveira Freitas. Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 115–130, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.4725. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4725. Acesso em: 18 abr. 2024.