Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n39.4725Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Pesquisas.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre currículo na Educação Infantil nos anais da ANPEd nos últimos dez anos. Constituíram-se material de base os trabalhos do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos - e do GT12 – Currículo, disponíveis no sitio eletrônico da Associação. Após o mapeamento, realizamos a análise orientando-nos por um roteiro para identificar o ciclo da pesquisa. Localizamos cinco estudos. Esse resultado apontou a necessidade de pesquisas sobre currículo na Educação Infantil. A análise desses trabalhos evidenciou a ausência de discussão teórica sistematizada sobre currículo, embora a maioria sinalize a concepção de currículo adotada. Em relação à metodologia, dois estudos não indicaram os procedimentos de coleta/produção e análise utilizados. Nossos achados indicam para os pesquisadores a importância desses estruturantes na escrita dos artigos. Salientamos a necessidade de investigar outros GTs para uma visão mais consistente dessa produção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).