Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n39.4725Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Pesquisas.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre currículo na Educação Infantil nos anais da ANPEd nos últimos dez anos. Constituíram-se material de base os trabalhos do GT07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos - e do GT12 – Currículo, disponíveis no sitio eletrônico da Associação. Após o mapeamento, realizamos a análise orientando-nos por um roteiro para identificar o ciclo da pesquisa. Localizamos cinco estudos. Esse resultado apontou a necessidade de pesquisas sobre currículo na Educação Infantil. A análise desses trabalhos evidenciou a ausência de discussão teórica sistematizada sobre currículo, embora a maioria sinalize a concepção de currículo adotada. Em relação à metodologia, dois estudos não indicaram os procedimentos de coleta/produção e análise utilizados. Nossos achados indicam para os pesquisadores a importância desses estruturantes na escrita dos artigos. Salientamos a necessidade de investigar outros GTs para uma visão mais consistente dessa produção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18.12.2015
Como Citar
LIMA, Andreza Maria de; CARVALHO, Maria Jaqueline Paes de; MONTEIRO, Luciana Oliveira Freitas. Um estudo sobre currículo na educação infantil na produção científica da ANPEd nos últimos dez anos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 115–130, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.4725. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4725. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos