A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023Palavras-chave:
Palavras-chave, Filosofia – Pergunta – Formação de professoresResumo
Este trabalho tem o propósito de provocar uma reflexão sobre a importância da atitude questionadora, própria da Filosofia, indagando sobre seu papel na formação inicial e continuada de professores. No contexto contemporâneo, anda-se cada vez mais em busca de respostas imediatas aos desafios que se enfrentam no campo da educação. Se identificarmos a Filosofia como o espaço da pergunta, da busca do sentido da realidade, como instrumento de articulação teoria-prática, seremos levados a problematizar os caminhos fáceis e sedutores, as respostas prontas, e afirmar o gesto filosófico como elemento fundamental na constituição do ser do professor, imprescindível, portanto, na sua formação, articulado aos demais saberes que se entrecruzam nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
- Resumo 370
- PDF 307