A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores

Authors

  • Terezinha Azerêdo Rios GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023

Keywords:

Palavras-chave, Filosofia – Pergunta – Formação de professores

Abstract

Este trabalho tem o propósito de provocar uma reflexão sobre a importância da atitude questionadora, própria da Filosofia, indagando sobre seu papel na formação inicial e continuada de professores. No contexto contemporâneo, anda-se cada vez mais em busca de respostas imediatas aos desafios que se enfrentam no campo da educação. Se identificarmos a Filosofia como o espaço da pergunta, da busca do sentido da realidade, como instrumento de articulação teoria-prática, seremos levados a problematizar os caminhos fáceis e sedutores, as respostas prontas, e afirmar o gesto filosófico como elemento fundamental na constituição do ser do professor, imprescindível, portanto, na sua formação, articulado aos demais saberes que se entrecruzam nesse processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Terezinha Azerêdo Rios, GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores) Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Área: Educação - Filosofia - Ética

Professora colaboradora da Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Published

2015-12-18

How to Cite

RIOS, Terezinha Azerêdo. A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 17–28, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.6023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6023. Acesso em: 13 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica