A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores

Autores/as

  • Terezinha Azerêdo Rios GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n39.6023

Palabras clave:

Palavras-chave, Filosofia – Pergunta – Formação de professores

Resumen

Este trabalho tem o propósito de provocar uma reflexão sobre a importância da atitude questionadora, própria da Filosofia, indagando sobre seu papel na formação inicial e continuada de professores. No contexto contemporâneo, anda-se cada vez mais em busca de respostas imediatas aos desafios que se enfrentam no campo da educação. Se identificarmos a Filosofia como o espaço da pergunta, da busca do sentido da realidade, como instrumento de articulação teoria-prática, seremos levados a problematizar os caminhos fáceis e sedutores, as respostas prontas, e afirmar o gesto filosófico como elemento fundamental na constituição do ser do professor, imprescindível, portanto, na sua formação, articulado aos demais saberes que se entrecruzam nesse processo.

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Biografía del autor/a

Terezinha Azerêdo Rios, GEPEFE/USP - Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Pesquisadora do GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores) Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Área: Educação - Filosofia - Ética

Professora colaboradora da Universidade Pedagógica - Maputo - Moçambique

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

RIOS, Terezinha Azerêdo. A pergunta filosófica como componente essencial da formação e da prática de professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 17–28, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n39.6023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6023. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Filosofia e formação humana na educação básica