Escolarização, pobreza e socialização na infância e na juventude: uma proposta de plataforma de pesquisa interdisciplinar para a educação

Autores

  • Marcos Cezar de Freitas PUC-SP
  • Ana Paula Ferreira da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.400

Palavras-chave:

Escolarização. Etnografia. Infância. Juventude. Pobreza.

Resumo

O texto apresenta uma proposta de debate num campo de confluência en¬tre a sociologia, a antropologia e a etnografia: a pesquisa de campo. Como conseqüência, o artigo propõe a utilização de conceitos sociológicos e antro¬pológicos de William Corsaro, Jesús Martín-Barbero, Norbert Elias e Erving Goffman para a elaboração de uma plataforma de pesquisa sobre a experiência da infância e da juventude vivendo em situação de pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, PUC-SP

Pós-doutor em Educação – USP; Doutor e mestre em Educação – PUC-SP; Graduado em História – FESB; Bolsista de Produtividade em Pesquisa [nível 2] – CNPq; Professor na pós-graduação – PUC-SP; Pesquisador – FLACSO.

Ana Paula Ferreira da Silva, PUC-SP

Mestre em Educação – PUC-SP; Graduada em Pedagogia – Mackenzie; Colaboradora –PUC-SP.

Downloads

Publicado

11.01.2008

Como Citar

FREITAS, Marcos Cezar de; SILVA, Ana Paula Ferreira da. Escolarização, pobreza e socialização na infância e na juventude: uma proposta de plataforma de pesquisa interdisciplinar para a educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 57–86, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.400. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/400. Acesso em: 2 nov. 2024.