O professor e sua formação para a pesquisa

Autores

  • Menga Lüdke PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.420

Palavras-chave:

Desenvolvimento profi ssional. Prática de pesquisa. Preparação para a pesquisa. Professor da educação básica.

Resumo

Este texto reúne constatações de uma investigação sobre as relações entre o professor da educação básica e a pesquisa, especialmente no que se refere à sua prática e à sua formação. O estudo se desenvolveu em duas etapas, tendo como pano de fundo a idéia do desenvolvimento profissional do professor e a importância da pesquisa neste processo. Na primeira, foi focalizada a prática de pesquisa por esses professores e, na segunda, como se preparar para fazê-la, por meio dos cursos de licenciatura. Também são discutidas as respectivas posições de professores da universidade e da escola básica em relação à prática da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Menga Lüdke, PUC-RJ

Pós-doutora em Sociologia da Educação – Universidade de Londres [Reino Unido]; Pósdoutora em Educação [Avaliação de Sistemas] – Universidade da Califórnia [Estados Unidos]; Professora na pós-graduação – PUC-Rio

Downloads

Publicado

07.02.2008

Como Citar

LÜDKE, Menga. O professor e sua formação para a pesquisa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 333–349, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.420. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/420. Acesso em: 18 abr. 2024.