Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso

Autores

  • Elaine Teresinha Dal Mas Dias Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4292

Palavras-chave:

adolescência, docência, subjetividade, pensamento complexo

Resumo

Observa e analisa o aproveitamento e os comportamentos de adolescentes bolivianos ou descendentes alunos de uma escola pública, procurando identificar: a interferência cultural e a continência familiar no desempenho escolar, e as tensões nas relações interpessoais. Emprega a epistemologia da complexidade que compreende o mundo como um conjunto indissociável, integrativo e não disjuntivo. Configura-se como estudo de caso em função da significação e da oportunidade de uma ação interventiva; são sujeitos seis alunas e quatro alunos entre 16 e 18 anos. Conclui que as manifestações do grupo dos bolivianos e descendentes têm ligação com patrimônio cultural, mas não se pode afirmar que influenciam o desempenho escolar; igualmente é difícil garantir que a presença familiar promove sucesso e desenvolvimento educacional, embora seja possível assegurar que o acolhimento parental fortalece conteúdos subjetivos revigorando a atuação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Universidade de São Paulo, USP; Professora do curso de Psicologia e do Programa Mestrado em Educação da UNINOVE.

Downloads

Publicado

04.12.2013

Como Citar

DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 51–66, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4292. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4292. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e Juventude