Os impactos do Sinaes na perspectiva dos coordenadores de curso

Autores

  • Celia Maria Haas UNICID, São Paulo
  • Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta UNICID, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4833

Palavras-chave:

Avaliação. Gestão. Qualidade. SINAES.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como propósito verificar se os coordenadores de curso consideram os Instrumentos de Avaliação de Cursos do SINAES, como indutores de qualidade, e se podem ser considerados instrumentos de gestão acadêmica. A pesquisa, do tipo survey, contou com a aplicação de questionário eletrônico, com questões fechadas e abertas, e teve a participação de 90 coordenadores de Instituições de Educação Superior Privadas do Estado de São Paulo. As respostas foram analisadas a partir das categorias: a) Aspectos do instrumento quanto aos seus indicadores de qualidade; b) Aspectos do processo de avaliação externa; e c) Impactos da avaliação na IES. As respostas dos coordenadores permitem considerar que os Instrumentos de Avaliação de Cursos do SINAES podem ser utilizados como instrumentos de gestão na medida em que oferecem subsídios para o planejamento de ações de melhoria da qualidade do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Maria Haas, UNICID, São Paulo

Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta, UNICID, São Paulo

Mestre em Educação pela UNICID. Especialista em Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Graduada em Direito pela Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

12.12.2014

Como Citar

HAAS, Celia Maria; PIMENTA, Fernanda de Cássia Rodrigues. Os impactos do Sinaes na perspectiva dos coordenadores de curso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 191–209, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4833. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4833. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos