A Educação Infantil nas Cidades do Consórcio do Grande ABC e o Plano Nacional de Educação: avanços e retrocessos

Autores

  • Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Paulista
  • Ana Sílvia Moço Aparício Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5554

Palavras-chave:

educação infantil, Plano Nacional de Educação, políticas públicas de educação

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho explicativo-descritivo realizada nas cidades do Grande ABC que analisou os indicadores de oferta da educação infantil nessa região tomando-se como base as metas do PNE (2001-2010) e a meta 1 do PNE (2014-2024). Os resultados mostram que, em todos os municípios investigados, a meta de atendimento de, pelo menos 80% das crianças de 4 a 5 anos de idade, até 2010, foi alcançada. Contudo, o mesmo não pode ser dito para a faixa etária das crianças de 0 a 3 anos, pois apenas São Caetano do Sul atendeu a essa demanda. Os demais municípios contabilizaram, em 2010, um atendimento, em creches, inferior aos 50% previstos no PNE (2001). Esses resultados sinalizam que os municípios estão cumprindo a EC 59/2009, mas a primeira infância está em segundo plano o que pode prejudicar o cumprimento da meta 1 do PNE 2014-2024.

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / Universidade Paulista

Doutorado em Educação pela Unicamp; Professor de Gestão e Políticas Públicas de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista.

Ana Sílvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp; Pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas; Professora da Escola de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul  

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas; Professora da Escola de Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul  

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Publicado

03.06.2015

Como Citar

MIRANDA, Nonato Assis de; APARÍCIO, Ana Sílvia Moço; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. A Educação Infantil nas Cidades do Consórcio do Grande ABC e o Plano Nacional de Educação: avanços e retrocessos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 59–75, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5554. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5554. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil
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