A sexta meta do pne 2014-2024: um diálogo possível em busca de uma educação integral e(m) tempo integral

Autores

  • Gustavo José Albino de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Nathália Cortes do Espírito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Elisangela da Silva Bernado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5556

Palavras-chave:

educação em tempo integral, educação integral, Plano Nacional de Educação,

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma análise sobre as objetivações apresentadas na Meta 6 do novo Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024). Esta ambiciosa Meta estipula que, até o fim de vigência do Plano, 50% das escolas públicas brasileiras ou 25% dos estudantes estejam matriculados tempo integral na escola. Para realizar estas reflexões, nos debruçamos sobre a temática da ampliação da jornada diária escolar. Dentre as possíveis conclusões alcançadas, entendemos que a educação oferecida em tempo integral não corresponde a apenas ampliar o tempo de permanência dos educandos na escola ou sob responsabilidade dela. Significa também realizar um salto qualitativo na oferta educacional. Além disso, a pretensão esboçada na Meta 6 necessita também romper com históricas marcas da política brasileira pós-redemocratização, como a não consolidação de regime de colaboração. 

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Publicado

08.06.2015

Como Citar

SOUSA, Gustavo José Albino de; ESPÍRITO SANTO, Nathália Cortes do; BERNADO, Elisangela da Silva. A sexta meta do pne 2014-2024: um diálogo possível em busca de uma educação integral e(m) tempo integral. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 143–160, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5556. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5556. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil
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