Juventude e participação social: concepções que orientam ações e políticas para os jovens brasileiros

Autores

  • Aldimara Catarina Delabona Boutin Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6686

Palavras-chave:

Juventude. Participação juvenil. Participação Social.

Resumo

A partir de pesquisa documental e bibliográfica, o artigo apresenta considerações a respeito das concepções sobre juventude defendidas por algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) que se propõem desenvolver ações junto aos jovens. A partir do materialismo histórico e dialético e considerando a urgência da reflexão sobre tais concepções no delineamento e fortalecimento de ideologias que legitimam o sistema capitalista, inicialmente apresenta uma reflexão sobre a temática da juventude na agenda dos Organismos Internacionais e as influências dos mesmos na definição de políticas públicas para a juventude. Posteriormente analisa as concepções predominantes nos projetos de algumas ONGs que atuam junto à juventude. Conclui-se que: as concepções defendidas pelos organismos internacionais estão presentes nas ONGs analisadas e que a participação juvenil pode promover a conscientização sobre a urgência da superação do capitalismo e conduzir a um processo de emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldimara Catarina Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em História. Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

BOUTIN, Aldimara Catarina Delabona; FLACH, Simone de Fátima. Juventude e participação social: concepções que orientam ações e políticas para os jovens brasileiros. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 189–205, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6686. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6686. Acesso em: 19 abr. 2024.