n. 41: Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação

(set./dez. 2016)

 
Publicado: 31.12.2016

Editorial

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)

  • Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6804
    Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Sueli Soares dos Santos Batista
    17-29
  • A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6807
    Marcos Garcia Neira, Wilson Alviano Júnior, Déberson Ferreira de Almeida
    31-44
  • Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    45-59
  • A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6801
    Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
    61-75
  • Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6799
    Luciane Pandini-Simiano, Márcia Buss-Simão
    77-90
  • BNCC, componentes curriculares de história: perspectivas de superação do eurocentrismo

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6776
    Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
    91-106
  • Aventura e educação na Base Nacional Comum

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6954
    Antonio Joaquim Severino, Dimitri Wuo Pereira, Vinicius Feitoza Sampaio dos Santos
    107-125

Artigos

  • Bullying e práticas escolares: adaptar ou emancipar?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6802
    Jorge Luis Cammarano González
    129-146
  • Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6929
    Paula Ramos de Oliveira, Denis Domeneghetti Badia, Ivan Fortunato
    147-156
  • A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.4566
    Maria Luísa Bissoto
    157-172
  • Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6154
    Renan Araújo, Helen Cristina Oliveira
    173-188
  • Juventude e participação social: concepções que orientam ações e políticas para os jovens brasileiros

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6686
    Aldimara Catarina Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    189-205
  • Ensino religioso e a formação do ser humano na perspectiva da interculturalidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6943
    Eliane Ludwig
    207-223
  • Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6330
    Adalberto Dias Carvalho
    255-232

Resenhas

  • Fazer Educação, Fazer Política: Linguagem, Resistência e Ação, de Eunice Macedo (Org.)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6712
    Thiago Valim Oliveira
    235-237
  • História oral como arte da escuta, de Alessandro Portelli

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6917
    Antonio Joaquim Severino
    238-243
  • Do outro lado do espelho: insurgências e resistências descoloniais, de Manuel Tavares e Mônica de Ávila Todaro (Org.)

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6964
    Sandra Gomes dos Santos
    244-251
  • Culturas, Identidades e Narrativas, de Ana Maria Haddad Baptista e Manuel Tavares (Org.).

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.5647
    Antonio Germano
    252-255

Revista Completa