Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada

Autores

  • Adalberto Dias Carvalho Universidade do Porto ISCET

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6330

Palavras-chave:

ciências sociais, ciências da educação, filosofia da educação, hermenêutica

Resumo

A emergência das ciências sociais e humanas ocorre historicamente no contexto da afirmação dos pressupostos positivistas enquanto elementos estruturantes do próprio conceito de ciência. Todavia, se aquelas ciências, em nome da objetividade e do rigor metodológico, à partida se afirmaram deste modo, adotando modelos que nem sempre lhes foram ajustados por serem redutores, a verdade é que foi também a partir desta dinâmica que a noção de cientificidade prevalecente acabou por ser questionada. Tal, ao aceitar-se progressivamente a coexistência de uma multiplicidade de referenciais epistemológicos. Referimo-nos aqui designadamente às metodologias qualitativas, às teorias estocásticas e ao paradigma da complexidade. Percurso que foi igualmente percorrido pela investigação educacional e de que emerge o novo lugar da filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Adalberto Dias Carvalho, Universidade do Porto ISCET

Universidade do PortoISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

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Publicado

21.12.2016

Como Citar

CARVALHO, Adalberto Dias. Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 255–232, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6330. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6330. Acesso em: 5 nov. 2024.