BNCC, componentes curriculares de história: perspectivas de superação do eurocentrismo

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6776

Palavras-chave:

Componente curricular. Ensino de história. Eurocentrismo.

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de história buscando identificar possibilidades de superação do eurocentrismo. Foi realizada uma análise do documento, ainda na sua fase preliminar, estabelecendo um diálogo com autores que discutem o ensino de história, as epistemologias do Sul e estudos descoloniais. Concluiu-se que o documento, por um lado, apresenta limitações, por outro, revela sinais de perspectivas de superação ao eurocentrismo. A história em situação escolar não pode elaborar produtos que não respondam a contextos e necessidades sociais, não pode elaborar produtos obsoletos, descontextualizados que não tenham nenhum uso nem valor social. Daí a necessidade de refletir cuidadosamente sobre a BNCC, avançar, e muito, no seu caráter preliminar.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Poutorando em Educação, professor de História na Educação Básica em escolas no meio rural de Araguari, MG.

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Publicado

21.12.2016

Como Citar

DA SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes. BNCC, componentes curriculares de história: perspectivas de superação do eurocentrismo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 91–106, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6776. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6776. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)