Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil

Autores

  • Ivanete Bellucci Pires de Almeida Centro Paula Souza
  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6804

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio. Currículos e Programas

Resumo

Como tem se dado a construção de diretrizes e arquiteturas curriculares admitindo-se a relação entre educação escolar e profissionalização à medida que a educação tem sido adotada como central em uma política nacional de preparação dos jovens no mercado de trabalho? Esta questão precisa ser problematizada, buscando-se respostas teórico-práticas num contexto em que se rediscutem as diretrizes para o ensino médio envolvendo a formação para o trabalho como algo externo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em análise. Neste texto faz-se uma discussão sobre as relações entre educação profissional e ensino médio a partir de uma síntese histórica e propõe-se o debate tendo como pano de fundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do ensino médio e a Medida Provisória 746/2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Centro Paula Souza

Professora do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza-SP.  Leciona e pesquisa dentro da temática "Currículos e Programas na Educação Profissional"

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Paula Souza

Professora do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza-SP. Pós-doutorado em Filosofia e História da educação-Unicamp/SP. 

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 17–29, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6804. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6804. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)