Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil

Auteurs

  • Ivanete Bellucci Pires de Almeida Centro Paula Souza
  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Paula Souza

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6804

Mots-clés :

Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio. Currículos e Programas

Résumé

Como tem se dado a construção de diretrizes e arquiteturas curriculares admitindo-se a relação entre educação escolar e profissionalização à medida que a educação tem sido adotada como central em uma política nacional de preparação dos jovens no mercado de trabalho? Esta questão precisa ser problematizada, buscando-se respostas teórico-práticas num contexto em que se rediscutem as diretrizes para o ensino médio envolvendo a formação para o trabalho como algo externo à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em análise. Neste texto faz-se uma discussão sobre as relações entre educação profissional e ensino médio a partir de uma síntese histórica e propõe-se o debate tendo como pano de fundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do ensino médio e a Medida Provisória 746/2016.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Centro Paula Souza

Professora do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza-SP.  Leciona e pesquisa dentro da temática "Currículos e Programas na Educação Profissional"

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Paula Souza

Professora do Programa de Mestrado do Centro Paula Souza-SP. Pós-doutorado em Filosofia e História da educação-Unicamp/SP. 

Téléchargements

Publiée

2016-12-21

Comment citer

ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Educação profissional no contexto das reformas curriculares para o ensino médio no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 17–29, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6804. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6804. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)