Bullying e práticas escolares: adaptar ou emancipar?

Autores

  • Jorge Luis Cammarano González Universidade de Sorocaba, Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6802

Palavras-chave:

Bullying. Práticas escolares. Instituição Escolar.

Resumo

Neste artigo, abordamos as relações e mediações entre o fenômeno Bullying e as práticas formativas do ser social no âmbito da instituição escolar. A problematização que orienta o tema tensiona a possibilidade de concepção e de tratamento desse fenômeno na perspectiva da adaptação do indivíduo aos ditames da lógica capitalista dominante ou na perspectiva de práticas que alimentam a possibilidade de uma educação emancipatória. Com essa finalidade, discutimos a conceitualização de bullying e examinamos um conto infantil intitulado “O Touro e o Porquinho”, considerando alguns aspectos marcantes da realidade social em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis Cammarano González, Universidade de Sorocaba, Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1978) , mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular do Associação Educacional do Litoral Santista. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Educação.

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

CAMMARANO GONZÁLEZ, Jorge Luis. Bullying e práticas escolares: adaptar ou emancipar?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 129–146, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6802. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6802. Acesso em: 29 mar. 2024.