Sentido ético da formação: implicações escolares

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7418

Palavras-chave:

Valores. Ética. Educação. Formação Humana.

Resumo

A presente proposta, já pelo seu título, mostra-se ampla e por que não ambiciosa. Porém, o que pode parecer defeito, carrega e explicita a necessária cautela para que não se estreite o tratamento que um tema dessa natureza, a meu ver, exige. O sentido ético da formação enreda aspectos antropológicos, políticos, estéticos, dentre outros, refletindo no processo educativo como um todo. O texto desenvolve alguns temas envolvidos no assunto central das relações entre Ética e Educação, tentando elucidar sobre a impossibilidade de se pretender realizar uma limpeza do campo experiencial humano, retirando dele as questões axiológicas. Daí a apresentar algumas conexões entre Ética, Estética e Política, dentre outras, relacionando-as com a Educação. Nesse âmbito de discussão, situamos a escola como um dos lugares especiais da formação das gentes, dai requerer-se uma exigente atuação de professores formados num padrão de excelência filosófico-pedagógica, sobre cujos assuntos pretendemos apresentar na sequência dessa argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora em Educação atuante no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Londrina, Paraná- Brasil

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. Sentido ético da formação: implicações escolares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 85–95, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7418. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7418. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação