Sentido ético da formação: implicações escolares

Autores/as

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7418

Palabras clave:

Valores. Ética. Educação. Formação Humana.

Resumen

A presente proposta, já pelo seu título, mostra-se ampla e por que não ambiciosa. Porém, o que pode parecer defeito, carrega e explicita a necessária cautela para que não se estreite o tratamento que um tema dessa natureza, a meu ver, exige. O sentido ético da formação enreda aspectos antropológicos, políticos, estéticos, dentre outros, refletindo no processo educativo como um todo. O texto desenvolve alguns temas envolvidos no assunto central das relações entre Ética e Educação, tentando elucidar sobre a impossibilidade de se pretender realizar uma limpeza do campo experiencial humano, retirando dele as questões axiológicas. Daí a apresentar algumas conexões entre Ética, Estética e Política, dentre outras, relacionando-as com a Educação. Nesse âmbito de discussão, situamos a escola como um dos lugares especiais da formação das gentes, dai requerer-se uma exigente atuação de professores formados num padrão de excelência filosófico-pedagógica, sobre cujos assuntos pretendemos apresentar na sequência dessa argumentação.

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Biografía del autor/a

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Professora doutora em Educação atuante no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Londrina, Paraná- Brasil

Publicado

2017-06-12

Cómo citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. Sentido ético da formação: implicações escolares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 85–95, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7418. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7418. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação