Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci

Autores

  • Renê José Trentin Silveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7784

Palavras-chave:

Espontaneísmo, Coação, Disciplina, Pedagogia moderna, Antonio Gramsci

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, o problema da dicotomia entre liberdade e disciplina no ensino. Para tanto, são examinados: uma carta ao irmão Carlo, de 1930, dois pequenos textos jornalísticos de 1917 e algumas notas dos Cadernos do Cárcere. Por meio desses escritos procuro demonstrar a influência das fontes extra-escolares na formação dos educandos; a indissociação entre formação e educação; o valor pedagógico da coação e da disciplina, exercidas de modo afetivo e amoroso para a conquista da autonomia do educando. Dessa perspectiva, revela-se o caráter ilusório da espontaneidade pretendida pela referida pedagogia e reafirma-se a primazia do papel diretivo do educador.   

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Biografia do Autor

Renê José Trentin Silveira, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre-Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

22.11.2017

Como Citar

SILVEIRA, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 44, p. 289–305, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n44.7784. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7784. Acesso em: 12 jun. 2025.
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