Amizade intercultural de estudantes no contexto escolar brasileiro de fronteira seca Brasil-Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.8372

Palavras-chave:

Amizade, Escola de fronteira, Interculturalidade.

Resumo

A amizade entre estudantes de culturas diferentes sugere a adoção da integração como estratégia de aculturação e, possivelmente, afeta a identificação do estudante estrangeiro com o país acolhedor. A partir desse pressuposto, esta pesquisa descreve as relações de amizade de estudantes brasileiros e paraguaios em uma turma de uma escola pública brasileira da fronteira seca da cidade de Ponta Porã, no Brasil, com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Participaram da pesquisa 32 estudantes do 7º ano, que responderam a um Questionário de Dados Sociodemográficos, um Questionário de Amizade Intercultural na Escola e um Teste Sociométrico. Quanto à aproximação por amizade, observou-se a existência de subgrupos na sala de aula, escolhas mútuas para realizar tarefas conjuntamente, e também estudantes que não foram escolhidos. Embora a minoria dos estudantes falasse espanhol e guarani com seus amigos na escola, havia amizade entre estudantes de ascendência paraguaia, paraguaios e brasileiros, com escolhas mútuas entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS).

Cláudia Cristina Fukuda, Universidade Católica de Brasília- UCB

Pós-Doutoranda na Universidade do Porto, UP – Portugal. Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília- UnB. Professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia na Universidade Católica de Brasília- UCB. 

Referências

Referências

ABOUD, Frances E.; MENDELSON, Morton J.; PURDY, Kelly T. Cross-race peer relations and friendship quality. International Journal of Behavioral Development, v. 27, n. 2, p. 165-173, 2003.

BERGER, Isis Ribeiro. Atitudes de professores brasileiros diante da presença do espanhol e do guarani em escolas na fronteira Brasil-Paraguai: elemento à gestão de línguas. Signo y Seña, n. 28, p. 169-185, 2015a. Disponível em: <http://revistas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/264/232>. Acesso em: 2 dez. 2017.

BERGER, Isis Ribeiro. Experiências e ações de política linguística no âmbito do observatório da educação na fronteira. Revista do GEL, v. 12, n. 2, p. 138-163, 2015b. Disponível em: <https://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/465/438>. Acesso em: 2 dez. 2017.

BERRY, John W. Acculturation: adaptation or development? Commentaries, p. 52-55, 1997a. Disponível em: <http://www.iaccp.org/sites/default/files/schongflug_1997.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2017.

BERRY, John W.. Immigration, acculturation, and adaptation. Applied Psychology: an International Review, v. 46, n. 1, p. 5-68, 1997b.

BERRY, John W. et al. Introduction to cross-cultural psychology. In: ______. Cross-cultural psychology research and applications. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 1-16. Disponível em: <https://tsu.ge/data/file_db/faculty_psychology/Cross-Cultural%20Psychology.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

BUSTOS, Dalmiro Manuel. O teste sociométrico: fundamentos, técnica e aplicações. Tradução de Antonio Marcello Campedelli. São Paulo: Brasiliense, 1979.

CARVALHO, Alonso Bezerra de. A relação professor-aluno e a amizade na sala de aula: por uma outra formação humana na escola. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 169, p. 23-33, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27889/14690>. Acesso em: 10 jan. 2018.

CARVALHO, Alonso Bezerra de Alteridade e amizade na educação: a sala de aula como espaço ético. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, V., 2010, Caxias do Sul. Anais Congresso Internacional de Filosofia e Educação, Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2010. Disponível em: <https://www.ucs.br/.../Alteridade%20e%20amizade%20na%20educacao_a%20sala%20>. Acesso em: 10 jan. 2018.

CARVALHO, Alonso Bezerra de; LUENGO, Fabiola Colombani. A amizade na sala de aula e a educação inclusiva: reflexões filosóficas. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28081/pdf>. Acesso em: 29 nov. 2017.

CARVALHO, Alonso Bezerra de; LUENGO, Fabiola Colombani.. A sala de aula como espaço de encontro: ética e amizade na prática pedagógica. Actas del Tercer Congreso de Filosofía de la Educación, v. 3, 2015: 1635-1648. Disponível em: < http://filosofiaeducacion.org/actas/index.php/act/article/view/156> Acesso em: 10 jan. 2018.

DEBIAGGI, Sylvia Dantas. Introdução. In: DEBIAGGI, Sylvia Dantas; PAIVA, Geraldo José (orgs.). Psicologia, e/imigração e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 135-164.

GARCIA, Agnaldo. Psicologia da amizade na infância: uma introdução. Vitória: UFES, 2005. Disponível em: <https://agnaldogarcia.files.wordpress.com/2010/12/agnaldo_garcia_-_livro-psicologia-da-amizade-na-infc3a2ncia.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2017.

GARCIA, Agnaldo; PENSO, Maria Aparecida. The context of international friendships: migration and international education. In: GARCIA, Agnaldo. International friendships: the interpersonal basis of a worldwide community. Nescastle upon Tyne: Cambridge Scholars, 2016. p. 12-25.

MORENO, Jacob Levy. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo e do sociodrama. Tradução: Denise Lopes Rodrigues e Márcia Amaral Kafuri. Goiânia: Dimensão, 1994. v. 2.

NETO, Félix Fernando Monteiro. Estudos de psicologia intercultural: nós e outros. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012a. v. 1.

NETO, Félix Fernando Monteiro. Estudos de psicologia intercultural: nós e outros. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012b. v. 2.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendi-zagem. Brasília, 2016. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002448/244826POR.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação na fronteira: o caso Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY). Papéis, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, v. 18, n. 36, p. 93-106, 2014. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3015>. Acesso em: 20 jan. 2017.

SAM, David L.; BERRY, John W. Acculturation: when individuals and groups of different cultural backgrounds meet. Perspectives on Psychological Science, v. 5, n. 4, p. 472-481, 2010. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1745691610373075?journalCode=ppsa>. Acesso em: 2 mar. 2018.

SILVA, Rafael Bianchi. Amizade, diferença e educação: reflexões a partir de Zygmunt Bauman. Educação & Realidade, v. 43, n. 1, p. 115-129, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000100115&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 jan. 2018.

VALDIVIA, Ibis M. Alvarez; SCHNEIDER, Barry H.; CARRASCO, Cecilia Villalobos. School adjustment and friendship quality of first and second generation adolescent immigrants to Spain as a function of acculturation. Journal of Adolescent Research, v. 31, n. 6, p. 750-777, 2016.

Downloads

Publicado

02.07.2020

Como Citar

SANTANA, Maria Luzia da Silva; FUKUDA, Cláudia Cristina. Amizade intercultural de estudantes no contexto escolar brasileiro de fronteira seca Brasil-Paraguai. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e8372, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.8372. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8372. Acesso em: 20 set. 2024.