A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8511Palavras-chave:
Educação, Formação, Funcionários, Participação, QualidadeResumo
Este artigo discute dados de uma pesquisa realizada com funcionários de uma escola da rede pública municipal como parte de uma pesquisa mais ampla que ouviu todos os segmentos da comunidade escolar sobre avaliação educacional. A referida pesquisa[1] realizou-se no período de 2013-2015 mediante parceria entre a escola e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade da cidade de São Paulo e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Neste recorte, discute-se a percepção dos funcionários sobre qualidade da educação e o que eles consideram importante ser avaliado na escola. Os dados revelam que os funcionários constituem um segmento tradicionalmente excluído das questões pedagógicas, porém são os que apresentam as ideias mais coesas, mesmo em questões dessa natureza. Indicam, por isso, tratar-se de um segmento cuja contribuição para a melhoria da qualidade da educação escolar não pode ser descartada.
[1] Autoavaliação institucional: a construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas.
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