Teaching work through the supervised internship report textual genre

a look at the elements that constitutes teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24495

Keywords:

internship report, teaching work, work sciences

Abstract

The aim of this article is to investigate how the constituent elements of teaching work (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2009; CLOT, 2006; MACHADO, 2007; 2009) are represented in internship reports. Based on the theoretical and methodological assumptions of Work Sciences (French Ergonomics and Activity Clinic), this study consists of an exploratory research, of a qualitative nature, carried out from the analysis of five internship reports, produced at the end of the discipline of Supervised Internship II, allocated in the 7th period of the English Language Course, distance learning modality, offered by the Universidade Aberta do Brasil, in partnership with a public university that offers this course both in Paraíba and Bahia states. We adopted, as a category of analysis, the elements that constitute the teaching work. The analysis revealed that the prescriptions, collectives, tools and tasks are represented in these narratives in the form of self-reflections on the teaching practice of beginning teachers.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denilson Cícero Farias de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre Agosto de 2021 e Agosto de 2022, período no qual desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes no estágio supervisionado. Atualmente, é aluno de pós-graduação, na especialização lato sensu em Ensino de Língua inglesa, da Faculdade FaSouza.

Sandra Maria Araújo Dias , Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Sandra Maria Araujo Dias é doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora da UFPB - Campus IV (Litoral Norte), lotada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculada ao Departamento de Letras (DL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: letramentos, estágio supervisionado e ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Juliene Paiva de Araújo Osias, Universidade Federal da Paraíba/Professora

É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, pelo PROLING [Programa de Pós-Graduação em Linguística] (2014). Leciona Língua Inglesa na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, CCAE, Departamento de Letras desde 2012 (período 2011.2). É professora de Língua Inglesa no Curso de Letras Língua Inglesa a Distância - UFPB. Tem experiência na área de Letras, em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando em sala de aula desde 1990, e em trabalhos de revisão e elaboração de itens.

References

ABREU-TARDELLI, Lília Santos; HERNADES-LIMA, Angélica; VOLTERO, Kelli. Por uma formação docente a partir do contexto de trabalho: princípios e métodos. [s. I.: s. n.]. [entre 2017 e 2019].

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 37 – 53.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719: Informação e documentação: Relatório técnico e/ou científico: Apresentação. Rio de Janeiro, p. 04. 2015.

ANTUNES, R. L. C. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. MACHADO, A. R.; MATENCIO, M. de L. M. (orgs.). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. Posfácio. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 161-174.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 131-163

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.

FONTANA, Niura Maria. Relatos de estágio: novas visões, novos gêneros? In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: O Ensino em Foco, Agosto de 2009, Caxias do Sul, RS, Brasil, ISSN 1808 – 7655.

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; CALLIAN, Giovana Rabite. O trabalho docente de uma professora supervisora do PIBID – Língua Portuguesa na perspectiva dos licenciandos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.1, 2021. p. 139-161. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4915. Acesso em: 12 de maio. 2022.

LOUSADA, Eliane. Os pequenos grandes impedimentos da ação do professor: entre tentativas e decepções. In: MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, xxvii, p. 273 – 277.

MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. de M.; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p. 77-97.

MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. Reconfigurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do Grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, V. L. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (orgs.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 101-116.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 3-34.

SILVA, Wagner Rodrigues; MELO, Lívia Chaves. Relatório de Estágio Supervisionado como gênero discursivo mediador da formação do professor de língua materna. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas: 47(1): 131-149, Jan./Jun. 2008.

VALEZI, Sueli Correia Lemes; ABREU-TARDELLI, Lília Santos; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.21, n.1, p. 241-272, jan./jun. 2018.

Published

2024-06-14

How to Cite

LIMA, Denilson Cícero Farias de; DIAS , Sandra Maria Araújo; OSIAS, Juliene Paiva de Araújo. Teaching work through the supervised internship report textual genre : a look at the elements that constitutes teaching. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24495, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24495. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24495. Acesso em: 22 dec. 2024.