The construction of social quality of public schools from the

contribution of the students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25155

Keywords:

elementary school, public school, student, student participation, social quality

Abstract

This paper presents quality indicators identified from the contributions of Elementary School students from public schools in the interior of the state of São Paulo/Brazil, rescues and seeks to strengthen student participation in the debate on the social quality of public schools. A qualitative research approach was used, based on the answers to a questionnaire with an open question from 1.129 students in the 9th grade of elementary school and, subsequently, the participation of 40 students in a workshop on the quality of public schools. The analysis and grouping of the collected data were organized based on Bardin's propositions (2009). According to the participating students, the aspects that contribute to the quality of social involvement are external determinants: infrastructure, food and financing; and internal: pedagogical practices, organization of pedagogical work, values, interpersonal relationships, behavior.The students' reports allowed us to understand their perspective on the quality of the school and indicated the potential of their contributions when called upon to participate in democratic processes, which expand their training beyond the cognitive knowledge required in large-scale assessments, providing opportunities for the development of other dimensions of human formation.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regiane Helena Bertagna, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 1997, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 2003 e Pós Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas 2018 .Atualmente é docente no Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IB/Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP/Rio Claro. Professora na educação básica do Estado de São Paulo (1990-1995). Presidente do Grupo de Avaliação Institucional do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro (2009-2011). Editora-Chefe da Revista Educação:Teoria e Pratica do Departamento de Educação da UNESP/Rio Claro (2013-2015). Coordenadora do Curso de Pedagogia UNESP/Rio Claro (2016-2017). Vice -lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp/Rio Claro) e Líder do grupo de pesquisa - Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Unesp).Participante da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (RELAAPE - /https://www.rede.fe.unicamp.br/pt-br). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação escolar, avaliação institucional, avaliação de sistemas, politica educacional, privatização da educação, qualidade educacional e pesquisa educacional.

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP, graduada em Enfermagem pela USP-SP (1976) , mestre em Enfermagem pela USP-SP( 1989, doutora em Educação pela UNICAMP( 1993), pós doutora em Educação pela PUC-RJ.=, Livre docente em Avaliação Educacional pela UNICAMP. Pesquisadora no campo da avaliação educacional tanto na educação superior como na educação básica. Coordena o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos ( LOED) da Fe Unicamp. Atua como professor permanente no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área da Educação em Saúde .

Rosangela de Souza Bittencourt Lara, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Oswaldo Cruz (2002), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (1988) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é bolsista da Universidade Virtual do Estado de São Paulo integrando o programa de Formação didático-pedagógica em EaD. Coordenou e ministrou programas de formação de professores e coordenadores pedagógico e de Avaliação Educacional na rede escolar SESI-SP e atuou como diretora de creche no município de São Paulo. Possui experiência com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, formação de coordenadores pedagógicos e professores, relação escola-família e educação infantil.

References

ALMEIDA, J. G.; DINIZ, P. M. (Orgs.) Avaliação institucional no ensino fundamental: o que pensam os alunos sobre educação de qualidade. Curitiba: CRV, 2018.https://doi.org/10.26843/v11.n3.2018.542.p362-373. Acesso em: 25 de maio de 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4 ed. Lisboa, Portugal: Edições 70 LDA, 2009.

BELLONI, I. Educação. In: BITTAR, J. (Org.). Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2003.

BERTAGNA, R. H., et al. Avaliação da qualidade social da escola pública: delineamentos de uma proposta referenciada na formação humana. Políticas Educativas, Paraná, v. 13, n. 2, p. 63-86, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/107364. Acesso em: 2 out.2020.

BERTAGNA, R. H. Dimensões da formação humana e qualidade social: referência para os processos avaliativos participativos. In: DE SORDI, M. R. L.; VARANI, A.; MENDES, G. S. C. V. (Orgs.). Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, p. 31-46. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/qualidade-s-da-escola-publica. Acesso em: 25 de jan.2023.

BUENO, S. F. Pedagogia sem sujeito: qualidade total e neoliberalismo na educação. São Paulo: Annalume Editora, 2003.

CALDART, R. A pedagogia da luta pela terra: o movimento social como princípio educativo. Texto produzido para a 23ª Reunião Anual da ANPED, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/te3.PDF. 2005 Acesso em: 22 maio 2023.

CALDART, R. Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FLACH, S. F. Avanços e limites na implementação da qualidade social da educação na política educacional de Ponta Grossa gestão 2001–2004. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

FREITAS, L. C. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 911-933, out. 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300010. Acesso em: 5 out.2022.

FREITAS L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. In: ______. Políticas públicas de responsabilização na educação (Dossiê). Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004. Acesso em: 2 out.2022.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico da escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, 2014. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817. Acesso em: 5 set.2022.

HYPÓLITO, A. M.; LEITE, M. C. L. Modos de gestão e políticas de avaliação: entre o gerencialismo e a democracia. In: WERLE, F. O. C. (Org.) Avaliação em larga escala: questões polêmicas. Brasília: Liber Livro, 2012, p. 135-152.

LEITE, D. Reformas universitárias: A avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

LEITE, D. Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro: a emergência política da participação para a inovação pedagógica na Educação Superior. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 170-187, jul.-dez. 2018. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31563. Acesso em: 15 dez.2022.

OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Derecho a la educación: preocupaciones, desafíos y oportunidades en relación con los efectos de la crisis de la enfermedad por coronavirus en el derecho a la educación, 2020. Disponível em: https://www.cedhnl.org.mx/bs/secciones/publicaciones/informes-asamblea-general-nacionesunidas/A_HRC_44_39_S_educacion.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

PARO, V. H. Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 13, n. 1, p. 23-38, 2000.

PEREIRA M. S. F. A participação dos estudantes no processo de avaliação institucional: contribuições à qualificação da escola. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Junqueira & Marin Editores, 2012, p. 1151-62.

SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, D. Escola e democracia no Brasil no século XXI. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B. et al. (Orgs.) A escola Pública em Crise: reflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: FEUSP, 2020. 385 p.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade/Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – 2021 – Ano XXXI, nº 67. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 15 fev.2021.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cadernos Cedes, vol. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009. https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200005. Acesso em 20 jan.2023.

SORDI, M. R. L. A força das palavras das equipes gestoras como recurso contra-regulatório e os silêncios (in)compreensíveis na AIP. In: SORDI, M. R. L.; VARANI, A.; MENDES, G. S. C. V. (Orgs.) Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, p. 309-332. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/qualidade-s-da-escola-publica. Acesso em: 25 jan.2023.

SORDI, M. R. L.; BERTAGNA, R. H.; OLIVEIRA, S. B. Qualidade da escola pública e as políticas neoliberais: que caminhos os estudantes sinalizam? Políticas Educativas, PolEd, Asociación de Universidades Grupo Montevideo, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 117-134, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87295. Acesso em 20 fev. de 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WERLE, F. O. C.; SCHEFFER, L. S.; MOREIRA, M. C. Avaliação e qualidade social da educação. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 2, p. 19-37, jul./dez. 2012.

Published

2024-06-14

How to Cite

BERTAGNA, Regiane Helena; SORDI, Mara Regina Lemes de; LARA, Rosangela de Souza Bittencourt. The construction of social quality of public schools from the: contribution of the students. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e25155, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.25155. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25155. Acesso em: 22 dec. 2024.