Common National Curriculum Basis for early childhood education: between challenges and possibilities of educational experience

Authors

  • Luciane Pandini-Simiano PPGE-UNISUL
  • Márcia Buss-Simão PPGE-UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6799

Keywords:

Early childhood education. Curricular politics. Educational experience fields.

Abstract

 This text has the intention to contribute to the discussion of national curriculum basis, focusing on the challenges and opportunities of the Common National Curriculum Basis of Basic Education for early childhood education from the proposal of Experience Fields. For this, it is organized into three parts, the first, from the Brazilian educational legislation, presents a set of guidance documents that support the educational politics in early childhood education and highlight the right of children to education. In the second time discusses the Common National Curriculum basis for early childhood education and its organization proposal from Experience Fields. In sequence concludes pointing the possibilities and challenges of experience fields in early childhood education.

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Author Biographies

Luciane Pandini-Simiano, PPGE-UNISUL

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze no período de novembro 2013 a maio de 2014, mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia. Atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É coordenadora do projeto de extensão universitária brinquedoteca: brincadeira levada a sério. Participa do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. É pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura- NUPPEC/ UFRGS, Grupo de Estudos em Educação Infantil - GEIN/UFRGS e Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero GEDIG/ PPGE/UNISUL. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de bebês, pesquisa com crianças, linguagem, cotidiano e organização dos espaços e tempos, brincadeira e formação de professores

Márcia Buss-Simão, PPGE-UNISUL

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de produção sobre educação e infância, pesquisa etnográfica com crianças pequenas,formação de professores, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais e ação social das crianças, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras.

Published

2016-12-21

How to Cite

PANDINI-SIMIANO, Luciane; BUSS-SIMÃO, Márcia. Common National Curriculum Basis for early childhood education: between challenges and possibilities of educational experience. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 77–90, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6799. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6799. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)