Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10740

Palabras clave:

Capital Fictício. Educação. Financeirização. Privatização.

Resumen

O objetivo do estudo é apresentar algumas das tendências que têm caracterizado a privatização da educação no contexto da crescente mercantilização e vinculação com as formas do capital fictício. Trata-se de uma análise predominantemente teórica, em que se busca interseccionar contribuições de campos como a educação e a economia, reunindo elementos que fundamentem uma compreensão abrangente e crítica sobre a natureza complexa da privatização. O referencial teórico utilizado é o marxista, com apropriação da obra original de Marx, bem como dos debates sobre o processo de acumulação contemporânea e da crise estrutural, e de autores que debatem os processos de privatização no campo educacional. Ao nos apropriarmos dessa literatura, destacamos que existem três dimensões essenciais para compreender a fase mais recente da privatização da educação: a centralidade do capital fictício, os movimentos de concentração e centralização de capitais e as disputas pelos fundos públicos. Nas considerações finais, apontamos que a predominância da financeirização em grande parte do setor educacional brasileiro representa um desenvolvimento da lógica da acumulação capitalista contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Sardenha Galzerano, Universidade de São Paulo

Doutoranda da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP - Brasil

Lalo Watanabe Minto, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, docente na mesma instituição. São Paulo – SP - Brasil

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

GALZERANO, Luciana Sardenha; MINTO, Lalo Watanabe. Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 61–80, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10740. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10740. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê 47 - Economia política e educação