A educação moral e cívica do regime militar brasileiro, 1964-1985: a filosofia do controle e o controle da filosofia

Autores/as

  • Wilson Francisco Correia Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1093

Palabras clave:

Educação moral e cívica. Ensino de filosofia. Regime militar.

Resumen

Durante o regime militar brasileiro, entre 1964 e 1985, a filosofia foi preterida de nosso sistema de ensino em benefício da educação moral e cívica. Nesse período, vigorou uma metodologia de controle fundada na repressão pela violência e na ideologia do convencimento das consciências nacionais favorável ao regime autoritário, razão pela qual se fez necessário que se controlasse a filosofia. Com base nesse fato histórico, este estudo realizado segundo as regras metodológicas da pesquisa bibliográfico- documental, expõe e analisa alguns aspectos dessa temática. O resultado a que chega é que a exclusão da filosofia das escolas brasileiras durante o regime militar nos serve de exemplo a ser observado, para que hoje quando a filosofia volta a ser obrigatória, não corramos o risco de ver sua cidadania curricular malograda mais uma vez.

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Biografía del autor/a

Wilson Francisco Correia, Unicamp

Doutorando em Educação pelo PPGE/FAE/Unicamp; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação – Unicamp. Campinas – SP

Publicado

2008-07-28

Cómo citar

CORREIA, Wilson Francisco. A educação moral e cívica do regime militar brasileiro, 1964-1985: a filosofia do controle e o controle da filosofia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 489–500, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1093. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1093. Acesso em: 5 feb. 2025.
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