Internacionalização da educação superior e avaliação da qualidade da pós-graduação: riscos e perspectivas no Brasil e no Reino Unido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15166

Palabras clave:

Pós-graduação, Internacionalização da Educação Superior, Avaliação, CAPES, Educação Superior no Reino Unido

Resumen

Neste texto, analisamos o papel da CAPES na avaliação da pós-graduação (stricto sensu) e em sua política de internacionalização, considerando principalmente o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt), sem negligenciar elementos que indicam a existência de processo de mercadorização e transnacionalização da educação superior, com tendências de formação de um mercado global de educação superior. Para tanto, visando ilustrar essa discussão, trazemos alguns elementos desse processo no Brasil e no Reino Unido. Entendemos que há tensões e desafios que precisam ser considerados ao adotar a internacionalização como critério fundamental que distingue a qualidade e a excelência acadêmica na pós-graduação stricto sensu, podendo implicar na conformação de novos modelos de Pós-Graduação e na reestruturação do trabalho acadêmico.

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Biografía del autor/a

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá

Professor Titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Bristol (Inglaterra).

Pesquisador Visitante na Universidade de Cambridge (CAPES-PVE)

Bolsista produtividade do CNPq.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor e pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

 Bolsista produtividade do CNPq

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; OLIVEIRA, João Ferreira de. Internacionalização da educação superior e avaliação da qualidade da pós-graduação: riscos e perspectivas no Brasil e no Reino Unido. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15166, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15166. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15166. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade