Ciclo profissional da docência universitária: percepções sobre qualidade incorporada pelo capital cultural

Autores/as

  • Bruna Telmo Alvarenga UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG https://orcid.org/0000-0002-6127-5513
  • Gionara Tauchen UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG
  • Sirlei Nádia Schirmer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15871

Palabras clave:

ciclo profissional, capital cultural, qualidade, universidade

Resumen

Neste estudo, objetivamos analisar e compreender as experiências profissionais, construídas ao longo do ciclo de desenvolvimento profissional da carreira docente, e seus efeitos para o (des)investimento da carreira universitária, bem como analisar a aquisição do capital cultural (incorporado, objetivado e institucionalizado) para a qualificação das atividades que integram a docência universitária. O estudo é qualitativo, de natureza narrativa. Por meio da análise dos dados produzidos, concluímos que o capital cultural construído ao longo do desenvolvimento profissional docente, reconfigurado durante o desinvestimento da carreira, constitui um patrimônio ou capital simbólico que pode e deve ser socializado e compartilhado nos espaços institucionais, gerando impactos qualitativos sobre as aprendizagens da docência junto às demais etapas do ciclo de vida profissional. Entendemos que o capital cultural, em seu estado objetivado e institucionalizado, evidenciado por meio da titulação e dos artefatos culturais que integram o currículo do docente universitário, é um tipo de capital que demanda autonomia e capacidade de (trans)formação do seu portador, pois apenas registra um valor convencional e jurídico. O capital cultural incorporado, construído ao longo da trajetória docente, expresso por meio do respeito, prestígio ou reputação docente, reveste-se de poder simbólico, podendo subsidiar ações institucionalizadas de qualificação da docência e das atividades universitárias.

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Biografía del autor/a

Bruna Telmo Alvarenga, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Doutoranda em Educação em Ciências- FURG

Gionara Tauchen, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Doutora em Educação (PUC/RS). Professora Associada da FURG.

Sirlei Nádia Schirmer, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG

Doutoranda em Educação em Ciências-FURG

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

ALVARENGA, Bruna Telmo; TAUCHEN, Gionara; SCHIRMER, Sirlei Nádia. Ciclo profissional da docência universitária: percepções sobre qualidade incorporada pelo capital cultural. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15871, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15871. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15871. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade