Diretor de escola pública: categorias teóricas de análise na pesquisa sobre seu papel

Autores/as

  • Miguel Henrique Russo Uninove
  • Margarete Bertolo Boccia Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2005

Palabras clave:

Categoriais teóricas. Diretor de escola. Função e papel.

Resumen

Com base nas categorias teóricas utilizadas na realização de uma pesquisa empírica analisa-se os papéis desempenhados por diretores escolares. Esse estudo confrontou a função que o Estado atribui aos diretores de escola e a percepção que eles têm do cargo que ocupam e sobre como ela é determinante na sua prática. Para construir o referencial de análise foram utilizadas categoriai que têm origem na teoria organizacional e na psicologia social, tais como: função, papel, estereótipo, cargo, identidade social, norma social e outras. O foco deste texto está centrado no esclarecimento dos significados atribuídos às categorias que fundamentaram a análise e interpretação dos dados empíricos da pesquisa. Assim, revelou-se necessário buscar na literatura o sentido atribuído às várias categorias que surgem no esforço de compreensão do objeto da pesquisa e esclarecer o sentido que lhes foram atribuídos no estudo. Na conclusão, apresenta-se um extrato do uso daquelas categorias.

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Biografía del autor/a

Miguel Henrique Russo, Uninove

Professor-pesquisador do PPGE da UNINOVE

Margarete Bertolo Boccia, Uninove

Professora do Departamento de Educação da UNINOVE

Publicado

2010-02-21

Cómo citar

RUSSO, Miguel Henrique; BOCCIA, Margarete Bertolo. Diretor de escola pública: categorias teóricas de análise na pesquisa sobre seu papel. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 587–604, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.2005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2005. Acesso em: 5 nov. 2024.