Avaliação educacional no Brasil: pontuando uma história de ações

Autores/as

  • Bernadete Angelina Gatti USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v4i1.291

Palabras clave:

avaliação educacional, avaliação de rendimento escolar, avaliação institucional, modelos avaliativos, avaliação de sistemas educacionais.

Resumen

O objetivo deste artigo é registrar e discutir experiências com avaliação educacional de porte mais extenso, em sistemas educacionais ou parte destes, desde os anos mil novecentos e sessenta para cá. Abordam-se processos desenvolvidos na educação básica e no ensino superior. Discutem-se a carência de especialistas no campo e a falta de cursos, no país, para a formação mais adequada na área de avaliação educacional. Disto decorrem alguns problemas que nesse campo de conhecimento se enfrentam em nível tanto teórico quanto técnico e social.

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Biografía del autor/a

Bernadete Angelina Gatti, USP

Doutora em Educação. Professora da USP, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Publicado

2008-01-09

Cómo citar

GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação educacional no Brasil: pontuando uma história de ações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 18–42, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v4i1.291. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/291. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos & Ensaios