Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922)

Autores/as

  • Marcus Fernandes Marcusso
  • Amarílio Ferreira Jr. Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4225

Palabras clave:

Educação, Educação Militar, História da Educação

Resumen

O presente artigo pretende estuda a Escola Militar do Realengo (EMR) sob a perspectiva da relação entre juventude e educação militar. A educação militar, em particular a oferecida na EMR, apresentava como seu principal objetivo a formação do oficial do Exército e de sua identidade militar. Nesse sentido é necessário considerar as características dos alunos que ingressavam na EMR, uma vez que a juventude pode ser vista como um leque potencialidades que se atualizam de muitas formas, mas cuja identificação social tem a ver com a existência de interesses coletivos de sua geração. Com o intuito de destacar as características dos jovens alunos no processo de formação de sua identidade militar, abordaremos os primeiros anos de funcionamento da EMR, com destaque para a consolidação de uma estrutura disciplinar e doutrinária entre 1913 e 1922, e sua total subversão quando a EMR adere a revolta de 5 de julho de 1922.

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Biografía del autor/a

Marcus Fernandes Marcusso

Graduação em História (UFOP). Mestrado e Doutorando em Educação (PPGE/UFSCar)

Amarílio Ferreira Jr., Universidade Federal de São Carlos

Doutor em História Social (USP) e professor de História e Filosofia da Educação da UFSCar

Publicado

2013-12-04

Cómo citar

MARCUSSO, Marcus Fernandes; FERREIRA JR., Amarílio. Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 33–50, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4225. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4225. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Educação e Juventude