O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso

Autores/as

  • Maria Angélica Penatti Pipitone Universidade de São Paulo - ESALQ
  • Karen Missy Aki Komada Universidade de São Paulo - ESALQ

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.5903

Palabras clave:

Ensino Superior, Docência Universitária, Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumen

Este trabalho teve por objetivo analisar como o docente de um campus de uma universidade pública estadual paulista constituiu-se na docência do ensino superior, identificando os desafios e as soluções relacionados a essa trajetória. Para isso, foi elaborado  um questionário sobre o assunto e aplicado aos docentes membros das coordenações dos  cursos de graduação existentes no campus universitário alvo da pesquisa. Os resultados apontaram que aproximadamente metade dos professores entrevistados não possui preparação pedagógica, no entanto amenizaram as dificuldades por meio das novas experiências na carreira. Além disso, demonstraram possuir características de bom desenvolvimento profissional docente, visto que conhecem o projeto pedagógico do curso e têm os seus planos de ensino susceptíveis às alterações decorrentes de mudanças na sociedade e no mundo do trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Angélica Penatti Pipitone, Universidade de São Paulo - ESALQ

Profa. Associada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas Área: formação de professores, educação a distância, política educacional

Karen Missy Aki Komada, Universidade de São Paulo - ESALQ

Bióloga e Licenciada em Ciências Biológicas pela ESALQ/USP-Brasi

Publicado

2017-02-01

Cómo citar

PENATTI PIPITONE, Maria Angélica; AKI KOMADA, Karen Missy. O desenvolvimento profissional docente no ensino superior: estudo de caso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 177–187, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.5903. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5903. Acesso em: 5 feb. 2025.
Visualizaciones
  • Resumen 374
  • PDF (Português (Brasil)) 323