Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio

Autores/as

  • Paolo Nosella Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Maria Martins Gaidargi Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.6020

Palabras clave:

Ensino Médio. Filosofia. Revolução Passiva.

Resumen

Este texto é um estudo em desenvolvimento, um work in progress, em que apresentamos anotações preliminares que serão aprofundadas posteriormente em ensaios. Defendemos que a fecundidade teórica da categoria revolução passiva, que Antonio Gramsci desenvolve nos seus escritos, possibilita análise profunda e crítica da revolução midiática em curso. A primeira parte ilustrará o conceito de revolução passiva em Gramsci; a segunda verterá sobre a revolução passiva na cultura brasileira em geral e, atualmente, sobre a indiscriminada e ampla utilização das mídias pelos jovens estudantes de ensino médio; a terceira defenderá a proposta do ensino da filosofia na escola média como instrumento de reconstrução unitária e responsável da concepção de mundo pelos jovens adolescentes.

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Biografía del autor/a

Paolo Nosella, Universidade Federal de São Carlos

Docente da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, Brasil.

 

Alessandra Maria Martins Gaidargi, Universidade Nove de Julho

Doutora em educação pela Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP, Brasil

Citas

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

NOSELLA, Paolo; GAIDARGI, Alessandra Maria Martins. Revolução passiva e o papel formativo da filosofia no Ensino Médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 289–300, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.6020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6020. Acesso em: 5 feb. 2025.
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