Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia

Autores/as

  • Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Dirceu Benincá Universidade Federal da Bahia
  • Denise Coutinho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681

Palabras clave:

Universidade popular, interdisciplinaridade, opção descolonial, democratização dos saberes, emancipação social.

Resumen

Anísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável, alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.

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Biografía del autor/a

Naomar de Almeida Filho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Reitor protempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Dirceu Benincá, Universidade Federal da Bahia

Professor adjunto da UFSB, Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas.

Denise Coutinho, Universidade Federal da Bahia

Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2017-01-24

Cómo citar

FILHO, Naomar de Almeida; BENINCÁ, Dirceu; COUTINHO, Denise. Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 42, p. 39–55, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n42.6681. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6681. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: A Universidade Popular no Brasil