A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis – reflexões preliminares para a base nacional comum curricular

Autores/as

  • Cintia Chung Marques Corrêa Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.6758

Palabras clave:

currículo, politica educacional, base nacional curricular comum

Resumen

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a implementação de um novo currículo para os anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Petrópolis. As reflexões apresentadas acerca da elaboração e da implementação do novo documento curricular e modificações ocorridas na prática pedagógica dos professores são elementos fundamentais de estudo para entendimento da Base Nacional Comum Curricular e suas possíveis repercussões na rotina escolar. A fundamentação versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo contínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

2017-06-14

Cómo citar

CORRÊA, Cintia Chung Marques. A implementação de um novo currículo nas escolas da rede municipal de petrópolis – reflexões preliminares para a base nacional comum curricular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 117–134, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.6758. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6758. Acesso em: 11 feb. 2025.
Visualizaciones
  • Resumen 364
  • PDF (Português (Brasil)) 233