Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo

Autores/as

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089

Palabras clave:

Currículo. Política educacional. Cultura. Educação física escolar. São Paulo.

Resumen

O currículo escolar tem ocupado significativo espaço no debate educacional contemporâneo. Tendo como referência abordagens construídas pelos estudos culturais e pelo ciclo de políticas de Stephen Ball, entendemos que a elaboração de currículos é um processo carregado de significados, que sinaliza para questões políticas, culturais e sociais. Embora em diversos documentos oficiais a necessidade do diálogo com a comunidade escolar seja enaltecida, as diferentes mediações presentes no processo de elaboração e implementação tem privilegiado o discurso dos formuladores, produzindo uma situação em que os professores têm suas vozes pouco ouvidas. Sendo assim, o ato de compreender quais textos são legitimados na produção curricular consiste em procedimento fundamental para desvelar qual significado é desejado pelos autores das políticas educacionais. O objetivo desse texto é problematizar essa questão, por meio do currículo proposto pela Secretaria de Estado da Estado de São Paulo (SEE-SP). 

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Biografía del autor/a

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Publicado

2017-01-19

Cómo citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 45–59, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n41.7089. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7089. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)