Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas

Autores/as

  • Evódio Mauricio Oliveira Ramos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7873

Palabras clave:

Docência Universitária. Formação de Professores. Política de Formação.

Resumen

O artigo analisa uma experiência formativa realizada em uma universidade pública baiana, apontando algumas contribuições pedagógicas dessa formação na prática dos docentes participantes. O grupo pesquisado foi constituído por 06 professores da referida universidade que participaram da formação pedagógica e o professor formador. O procedimento de coleta e produção de dados adotado foi a entrevista individual semiestruturada e o método de análise escolhido, a Análise Temática de Bardin (1977), tendo como categorias teóricas: identidade docente, profissionalização e modelos de formação pedagógica. Tomando como referência a abordagem qualitativa de cunho descritivo e com base nos achados da pesquisa, conclui-se que: a formação se constituiu como um fórum de reflexão, espaço dialógico que possibilitou ao docente universitário a ampliação de sua capacidade de ver, sentir, pensar, planejar, agir e avaliar sua ação pedagógica, dado o acesso propiciado a um novo paradigma epistêmico e metodológico, pautado na dialogicidade, criticidade, contextualidade e protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo educativo. As ações desenvolvidas na experiência formativa geraram mudanças significativas no uso de estratégias inovadoras de ensino, no processo de aprendizagem e de avaliação e na concepção epistemológica dos participantes, o que denota a relevância da formação pedagógica para a docência universitária, bem como a necessidade urgente de políticas institucionais de formação continuada para docentes que atuam no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Evódio Mauricio Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana -  BA - Brasil

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza - CE – Brasil

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

RAMOS, Evódio Mauricio Oliveira; SABINO DE FARIAS, Isabel Maria. Formação de professores universitários: novos paradigmas epistemológicos, outras práticas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 317–336, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7873. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7873. Acesso em: 5 nov. 2024.