A interdisciplinaridade nas novas configurações curriculares da educação superior brasileira: o caso dos BI da UFBA

Autores/as

  • Gabriel Swahili Sales de Almeida Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7936

Palabras clave:

Bacharelados Interdisciplinares. Educação Superior. Interdisciplinaridade. Reestruturação Universitária. REUNI.

Resumen

A universidade contemporânea tem se deparado com desafios de ordem social, epistemológica e estrutural que requerem uma profunda reflexão acerca de seu estatuto e função social. No contexto brasileiro, uma série de reformas incompletas agravam ainda mais a chamada crise da universidade. Este artigo busca discutir os sentidos da interdisciplinaridade nos bacharelados interdisciplinares (BI) da Universidade Federal da Bahia a partir de uma pesquisa documental sobre o processo de criação desse formato de cursos. Foram utilizados como fontes a legislação federal, resoluções e pareceres da UFBA e documentos de referência para os BI tais como seus projetos político-pedagógicos, compreendendo o período de 2006 a 2016. A partir da análise, pudemos concluir que a ausência de uma política institucional especificamente voltada à interdisciplinaridade constituiu um fator limitante à afirmação dos BI como uma nova arquitetura acadêmica.

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Biografía del autor/a

Gabriel Swahili Sales de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia.
Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Bahia – BA – Brasil

Citas

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

SALES DE ALMEIDA, Gabriel Swahili. A interdisciplinaridade nas novas configurações curriculares da educação superior brasileira: o caso dos BI da UFBA. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 355–374, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7936. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7936. Acesso em: 19 dic. 2024.