Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n48.12395

Mots-clés :

Educação, Currículo Cultural, Educação Física

Résumé

 

Resumo

O livro Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica nos apresenta uma análise de relatos de práticas de professores que colocam o Currículo Cultural de Educação Física em ação. Como fundamentação de análise, se baseia nas teorias pós-críticas, mais especificamente nos Estudos Culturais e no Multiculturalismo Crítico e discorre sobre os princípios que norteiam a prática como justiça curricular, descolonização do currículo, ancoragem social dentre outros. Também são explicitados os procedimentos didáticos que se traduzem por mapeamento, ressignificação, aprofundamento, ampliação, registro e da avaliação das manifestações corporais escolhidas para serem tematizadas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Natalia Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Diretora de escola - SME - SP.

Références

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

Téléchargements

Publiée

2019-03-29

Comment citer

GONÇALVES, Natalia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica, de Marcos Garcia Neira. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 48, p. 458–461, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n48.12395. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/12395. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas